quarta-feira, 11 de junho de 2014

Festa Literária Internacional de Paraty faz homenagem a Millôr Fernandes em junho


A Flip 2014 vem aí!









A programação da 12a. Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) já está no ar, e os ingressos começam a ser vendidos às 10h do dia 30 de junho. A crítica ao poder, característica do homenageado Millôr Fernandes, dá o tom da programação deste ano, que oferece ainda recortes como humor, arquitetura, ciência e pensamento indígena.

Homenagem a Millôr 
O crítico Agnaldo Farias, os humoristas Reinaldo e Hubert, os cartunistas Jaguar e Cássio Loredano e o jornalista Sérgio Augusto participam de mesas em homenagem ao genial guru do Méier. Na Casa da Cultura, uma exposição apresenta uma ambientação inspirada no mundo de seus desenhos publicações.

Gal Costa em show gratuito
A grande cantora brasileira se apresenta no primeiro show de abertura gratuito na história da Flip.

Pensamento indígena e Amazônia
O pensamento indígena, o xamanismo, a poesia ameríndia e a disputa de interesses na Amazônia ganham destaque em mesas com o xamã yanomami Davi Kopenawa, a fotógrafa Claudia Andujar, o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro e o indigenista Beto Ricardo.

Arquitetura
A arquitetura, que em 2013 ganhou mesa fixa na programação, traz Paulo Mendes da Rocha, vencedor do Pritzker e um dos principais pensadores do Brasil contemporâneo, ao lado do italiano Francesco Dal Co.

Ciência
As mesas dedicadas ao tema vão da criação de filhos fora do padrão, tema explorado por Andrew Solomon, aos limites do conhecimento, discutidos por Marcelo Gleiser, passando pela interface da ciência com a cultura e a história da alimentação com Michael Pollan.

Ficção e poesia
Fazem parte da programação encontros com grandes autores de ficção, como Jhumpa Lahiri, Etgar Keret, Almeida Faria, Eleanor Catton e Joël Dicker; e uma amostra milloriana de que o humor está entre as formas mais elevadas da inteligência, com Fernanda Torres, Antonio Prata, Mohsin Hamid e Gregorio Duvivier. Charles Peixoto e Eliane Brum, um prosador na poesia e uma poeta na prosa,completam o quadro.

Latinos
A prosa latino-americana tem um representante de peso para cada geração, do boom dos anos 1960, vivido pelo Prêmio Cervantes Jorge Edwards, à “anexação” cultural dos Estados Unidos pela América Latina, registrada na obra de Daniel Alarcón – entre os dois, Juan Villoro, companheiro de armas de Roberto Bolaño e Enrique Vila-Matas.

Brasil e ditadura
A trajetória de dois grandes artistas, Cacá Diegues e Edu Lobo, que lançam livros de memórias durante a Flip, promete uma mesa histórica sobre a vida cultural no Brasil das últimas décadas, pertinente neste ano de Copa, eleição e aniversário de 50 anos do golpe militar – data lembrada em meio à literatura na mesa com Marcelo Rubens Paiva, Bernardo Kucinski e Persio Arida.

Serviço

Venda de ingressos: Os ingressos para as mesas da Flip 2014 podem ser adquiridos a partir das 10h do dia 30 de junho, pela internet, no site da Tickets for Fun, pelo telefone4003-5588 e nos pontos de venda credenciados (a lista completa estará disponível no site ticketsforfun.com.br). Os ingressos estarão disponíveis para venda até o dia 29 de julho. Durante os dias da Flip, poderão ser adquiridos apenas na bilheteria em Paraty.

Transmissão online: Por mais um ano consecutivo, todas as mesas da programação principal serão transmitidas gratuitamente em tempo real pelos sites da Flip e do G1.

Quem faz a Flip

A Casa Azul é uma organização da sociedade civil de interesse público, que desenvolve projetos nas áreas de arquitetura, urbanismo, educação e cultura. Desde as primeiras ações, mantém uma intensa relação com a cidade de Paraty. A Flip e os projetos educativos permanentes – Flipinha, FlipZona e Biblioteca Casa Azul - são algumas de suas experiências que potencializam importantes transformações no território e ajudam a melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens paratienses.

Canais de Comunicação Flip

flip.org.br | facebook.com/flip.paraty | twitter.com/flip_se

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LÁ VAMOS NÓS DA POESIA…