quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

2015 começa mesmo no Brasil depois do Carnaval com a Feira Literária Internacional de Mato Grosso do Sul

Brenda Marques
Presidente do Imersão Latina
Diretora da Associação Internacional de Poetas MG
Por Brenda Marques Pena*

No Brasil é um costume dizermos que o ano só começa mesmo depois do carnaval. E nesse ritmo, a Feira Literária Internacional de Mato Grosso - FLIMS do Sul promete ser um marco de um bom início de 2014. De 26 de fevereiro a 1º de março a capital Campo Grande recebe escritores e artistas de diversas áreas do mundo afora. A cidade é propícia para o encontro de outros países, afinal o Estado do Mato Grosso já faz divisa com Bolívia e Paraguai.

A realização é da Associação Internacional de Poetas, com coordenação geral de Delasnieve Daspet, a quem tive a honra de receber o convite para ser uma das coordenadoras da Feira Literária. Até lá divulgarei várias notícias neste blog. Afinal de contas o Imersão Latina é parceiro do Movimento Internacional Poetas del Mundo, originário do Chile, que originou a Associação Internacional de Poetas no Brasil. 

Abaixo reproduzido o comentário da cineasta Tizuka Yamasaki sobre a FLIMS

“A importância de uma feira de livros é você estimular, instigar as crianças a lerem. Mostrar a elas o universo encantado que elas não conhecem no seu dia-a-dia e por tabela, os adultos. 

A FLIMS (Feira Literária Internacional de Mato Grosso do Sul) é voltada para o reconhecimento da proteção ambiental nesse tempo de falta de água, desastres ecológicos. É muito importante que se fale disso! E é maravilhoso você poder trocar ideia, trocar fantasias com pessoas da mesma origem cultural, como é o caso de vocês do MS com os países vizinhos (Paraguai e Bolívia) e com países diferentes. Acho fantástico! 

Mato Grosso do Sul é tão rico, tem uma natureza tão poderosa e estar voltado para este universo cultural é genial! Tenhos muitos expectativas com grandes aprendizados para mim também e queria parabenizar a Delasnieve porque não deve ser fácil fazer uma feira assim. Exigiu muito esforço, muita dedicação. Delasnieve é bastante tenaz e determinada, um exemplo para todos nós”.

(Tizuka Yamasaki, diretora de cinema e televisão, produtora e roteirista. Tizuka estará na FLIMS para um promo do filme “ENCANTADOS”, seu mais recente trabalho que retrata a história da pajé Zeneida, marcada pelos mistérios da Ilha do Marajó e uma envolvente história de amor. Tizuka fará na FLIMS a paletra  "A importância da literatura no audiovisual". Filmes: Encantados; Gaijim – Ama-me como sou; Gaijim-Os Caminhos da Liberdade; Lua de Cristal; O Noviço Rebelde; Fica Comigo  )


*Brenda Marques Pena - Presidente do Instituto Imersão Latina - Cônsul de Poeta del Mundo, Diretora de Comunicação da Associação Internacional de Poetas por Minas Gerais. Embaixadora da Paz pelo Círculo Universal de Embaixadores de Genebra, Suíça. Durante a FLIMS lançará o livro Utopias Possíveis: Imersão Latina 10 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LÁ VAMOS NÓS DA POESIA…